O valor do companheirismo


O valor do companheirismo


por José Sá
Quantas vezes parou para pensar no valor que há nas pessoas trabalham ao seu lado?
Àquelas que estão no seu dia-a-dia e estão sempre prontas a o apoiar?
Talvez não se consiga aperceber do valor que elas tem para você e o seu trabalho, porque às vezes são apoios tão pequenos e frequentes que se tornam até naturais, como se fosse parte da responsabilidade, mas na verdade não são.
Muitas vezes as pequenas coisas que as pessoas fazem, significam tudo para o seu dia ou simplesmente para você. É uma palavra, uma pergunta ou uma gentileza que nos faz esquecer que o dia está “pesado” ou até torna o nosso dia melhor.
Quando alguém fizer por você, valorize. Porque a pessoa faz por que quer o bem e não porque é obrigada.
O companheirismo é isso. Você saber que pode contar com a outra pessoa e ela com você. Sempre. Como se fosse natural e sem ser forçado.
Somente quando as pessoas se conhecem e se respeitam, é que elas sabem valorizar os pequenos gestos que demonstram que ser companheiro é fazer parte do dia-a-dia e o que final o resultado é para todos.
Se você escolher ver mais as pessoas que o cercam, certamente vai identificar os verdadeiros companheiros em muitos que você nem imagina que sejam.
E como é importante saber com quem você pode realmente contar e também deixar os outros saber que eles podem contar de verdade com você.
No mundo dos negócios, se você não estiver “jogando junto” não funciona.
Você precisa exercitar o companheirismo com os seus colegas e as pessoas com quem você convive porque é pelo seu exemplo que os outros vão entender o quanto é importante ser companheiro.
É ter maturidade demonstrar que você é companheiro, e que valoriza este posicionamento, porque as pessoas vão fazer o mesmo por si. Você planta o que colhe, certo?!
Olhe para os outros e veja. Faça os outros verem através de si.
Seja companheiro com os seus e valorize quem o é consigo.
O resultado é você e os outros se olharem de verdade.

scrapbook

Meu primeiro trabalho de Scrapbook
Com pouco material deu para fazer! 
O que vocês acham?? 









PAINEL - DIA DO SOLDADO


Folclore - Painel coletivo

Trabalhamos durante a semana com as histórias folclóricas. 
Brincamos de procurar o Saci e prende-lo em uma garrafa e depois montamos um painel coletivo.  


SACI-PERERÊ


CUCA


BOITATÁ


IARA



Lembrancinha dia dos Pais

Saquinho de lixo para carro
Será que o papai vai usar?? 





Foi muito divertido fazer com as crianças!!

PAINEL DIA DOS PAIS

PAINEL COLETIVO 






“PAI, COMEÇA O COMEÇO!”


“PAI, COMEÇA O COMEÇO!”
Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: - “pai, começa o começo!”. O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.
Meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, minhas “tangerinas” são outras. Preciso “descascar” as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.
Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis......
Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para “começar o começo” era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta. O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.
Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus:
“Pai, começa o começo!”. Ele não só “começará o começo”, mas resolverá toda a situação para você.
Não sei que tipo de dificuldade eu e você estamos enfrentando ou encontraremos pela frente neste ano. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: “Pai, começa o começo!”.